sexta-feira, 20 de abril de 2018

Resenha 50 Poemas de Revolta





Ola seguidores e seguidoras do blog Viajando nos Livros, tudo bem com vocês? Betinha espera que sim!Hoje trago um livro cheio de poemas bastante revoltantes RS, mais desde já quero agradecer de coração ao Grupo Companhia das Letras por ter me proporcionado essa obra show de bola vamos parar de enrolação e ir para a resenha.









Ficha técnica

Título original: 50 POEMAS DE REVOLTA
Capa: Thiago Lacaz
Páginas: 144
Formato: 11.00 X 16.00 cm
Peso: 0.131 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 07/12/2017
ISBN: 9788535930160
Selo: Companhia das Letras

Apresentação

Nesta breve antologia, o leitor vai encontrar muitos motivos para se indignar. Desigualdade social, racismo, machismo, incontáveis modalidades de opressão e intolerância: esses são os temas tratados por 34 poetas brasileiros. Os poemas que compõem esta seleta por vezes revelam uma ponta de esperança; outras vezes, mergulhados em desgosto, levam o desânimo e a apatia às últimas consequências. Canônicos e novíssimos, os poetas abordam questões assombrosamente atuais e contundentes, mesmo quando parecem tratar de um passado distante. Escreve Hilda Hilst: “Repensemos a tarefa de pensar o mundo”.
Com poemas de Adelaide Ivánova, Alice Ruiz, Ana Cristina Cesar, Angélica Freitas, Armando Freitas Filho, Bruna Beber, Cacaso, Carlos Drummond de Andrade, Carolina Maria de Jesus, Chacal, Claudia Roquette-Pinto, Conceição Evaristo, Fabiano Calixto, Fabrício Corsaletti, Ferreira Gullar, Francisco Alvim, Hilda Hilst, Horácio Costa, João Cabral de Melo Neto, Jorge de Lima, José Paulo Paes, Laura Liuzzi, Ledusha, Mário de Andrade, Nicolas Behr, Oswald de Andrade, Paulo Leminski, Roberto Piva, Tarso de Melo, Torquato Neto, Vinicius de Moraes, Waly Salomão, Yasmin Nigri e Zuca Sardan.

Resenha

A Companhia das Letras lançou ano passado o livro 50 poemas de revolta, até então não conhecia esses poemas. Em suas 125 páginas, com 34 poemas de poetas famosos,  alguns poetas eu colecionava os poemas deles que são: o Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade e Vinicius de Moraes , eu recortava os poemas deles que vinham dentro do jornal "A Tarde" daqui de Salvador, mais naquela época eu descartei pois jornal envelhecia muito rápido, fora que ficava com os dedos pretos. Mais os poemas contidos nessa coletânea não são nada de amor como eu colecionava, são poemas revoltantes, parece que foram escritos agora depois do ex-presidente ser preso, engraçado que tudo que contém nesse livro veio a calhar, agora eu como brasileira me senti envergonhada do que está acontecendo com o nosso pais.

As coisas nesse pais parecem não fazer tanto sentido assim, tem coisas que as posições aceita e desajeita com uma naturalidade, e parece não ter fim. Portanto não sei se a existência de uma antologia que se propõe a reunir nomes como Oswald & Mário de Andrade, Vinicius de Moraes, e muitos outros não pode ser nada além de provocação das boas.

Diria que ler os 50 poemas de revolta é proporcionar que o nosso pais se insira em uma tendência já consolidada nos outros países. Galera não sei se já aconteceu com vocês, mais comigo aconteceu algo digamos inusitado,  estava lendo o poema O Operário em construção, do autor Vinicius de Moraes, na minha mente estava cantando como se fosse um rap, meio esquisito isso li outros poemas e não aconteceu como aconteceu com esse, ressaltando que eu não saberia cantar, mais minha mente se agitou muito bem rsrsr.

Companhia das Letras como vocês descobriram que na minha estante não tem livros de cor laranja?As obras enviadas por vocês são de cores laranja uauuuuuuuuuuuuu! , Bem esse livro apesar de ser pequeno mais tem poemas maravilhosos e muito revoltantes mesmo, as folhas são amarelas e grossas, ameiii! fontes grandes, isso me cativou mais ainda por ter problemas de visão, e todos que amam ler poemas recomendo muitoooooo, pois são poemas que nos mostra a realidade do nosso pais, diria que faltou poema falando de como o povo se dividiu para defender algo que esta terminando de destruir nosso pais.
Sim, dou 5 estrelas com gosto.

Link de compra

https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=14437




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Search