Bienal é considerado tanto um adjetivo de dois gêneros, como um substantivo feminino da língua portuguesa que diz respeito a um período de tempo de dois anos. Define um acontecimento social ou artístico que acontece de dois em dois anos. Referente a um biênio.
O plural de bienal é bienais.
Bienal do livro
No Brasil, em várias cidades brasileiras são organizadas bienais do livro, eventos que acontecem de dois em dois anos e que se focam na literatura.
Em uma bienal do livro acontecem várias atividades lúdicas, palestras com importantes autores da literatura fictícia e não-fictícia, workshops e demais trabalhos que ajudam a conscientizar os visitantes da importância educacional da leitura para a construção do individuo como um ser informado e com senso crítico.
Atualmente, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro e a Bienal do Livro de São Paulo são uma das pioneiras e mais importantes bienais dedicadas a literatura no país.
Bienal na arte
Uma bienal na arte é uma exposição dedicada aos trabalhos artísticos contemporâneos de artistas de todo o mundo e que, assim como qualquer evento biênio, acontece de dois em dois anos.
O principal evento de artes plásticas do Brasil é a Bienal de Artes de São Paulo, que teve início em meados do século XX, abrindo espaço para um novo tipo de arte que ganhava campo no cenário mundial e contemporâneo, principalmente o do movimento modernista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário