quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Entrevistando o autor F. Rodrigues


Oi pessoal como está sendo difícil manter o blog confesso que ando muito desanimada, ando navegando nas redes sociais em busca de novidades para trazer para vocês mais anda cada dia difícil, pois você não ver seu trabalho reconhecido alguns autores reconhecem mais as editoras não leitores também não.Mais o assunto aqui não é isso o assunto aqui é....Um entrevista que fiz com um autor F. Rodrigues eu o conheci pelo facebook, postei uma resenha feita de um livro e ele gostou e entrou em contato comigo e como amo livros nacionais resolvi entrevistar ele e divulgar o seu livro que se chama ‘’Sabor das Lágrimas’’ vamos lá conhecer um pouco sobre ele?


F.Rodrigues



F. Rodrigues sentiu aos 19 anos o dom da literatura germinar em seu coração, onde começou a escrever o primeiro livro, uma fantasia. Amante do drama e do romance, não se intimida em escrever sobre qualquer gênero. Com seu jeito ousado de escrever, costuma usar as palavras para brincar com as emoções e imaginação de seus leitores.




Falando um pouco sobre ele:

Sou um jovem escritor tentando encontrar espaço na literatura, buscando escrever de forma original para dar sempre o melhor aos leitores. Buscando sempre fazer com que ao menos uma pessoa seja mudada com alguma de minhas obras. Tentando me manter em um super disputado caminho.

Respondendo algumas perguntas:

Blog Viajando Nos Livros: Você ainda encontra dificuldade em publicar e divulgar seus trabalho? Como você faz pra driblar isso?

Autor F. Rodrigues: Sim. Com certeza. Bem, uma coisa que tenho percebido, é que sem a ajuda da editora, um autor iniciante se encontra como um soldado que acabou de ser recrutado e, sem treinamento, é jogado numa guerra. É muita informação, muita pressão. E o que mais dificulta é a falta de orçamento. Tenho buscado meios alternativos como redes sociais.

Blog Viajando nos Livros: Preconceito Literário... Já sofreu algum? Como reagiu? 


Autor F. Rodrigues: Ainda não sofri, já que estou apenas iniciando a carreira, mas sei que coisas do tipo virão.


Blog Viajando nos Livros: Qual é o maior desafio ao escrever?

Autor F. Rodrigues: Na verdade, minha própria mente. Tenho uma mente ilimitada, e, não sou eu quem manda nela, é justamente ao contrário.

Blog Viajando nos Livros: Quais eram seus passatempos que te levaram a querer a contar histórias?

Autor F. Rodrigues:O cinema. Acredito que a paixão por filmes foi o fio condutor a essa outra paixão.

Fale um pouco sobre seu livro.


O Sabor das Lágrimas’ é um drama e romance, uma mistura de ficção e realidade, onde de forma tímida acabo entrando ao contexto da Guerra Civil Síria. Malik, (protagonista) é quem narra a própria história, iniciando da infância, onde vive aventuras com os irmãos e amigos, vai às apaixonantes aulas da professora Kate... Mas um acontecimento doloroso o faz junto com sua família deixar o remoto vilarejo onde moram. É em Aleppo que a menina dos olhos verdes, Ayisha, cruza seu destino. Uma menina incógnita, mexe com sua vida e brinca com seu coração. Encontros escondidos, poemas, beijos, drama... Até que a história adentra à guerra civil. Surpresas dolorosas e reencontros... A narração leva o leitor a estar entre os conflitos. Algumas cenas são fortes, mas a narração suaviza deixando à vontade, o leitor. O livro fala sobre as marcas da guerra e sobre os refugiados. Através de um romance, a guerra é revelada.O livro também leva a reflexão.


Blog Viajando nos Livros: De onde vem os seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?

Autor F. Rodrigues: Apesar de todos serem fictícios, os personagens revelam cada sírio e sírio desse país belo, e milenar que foi surpreendido por um episódio devastador.

Blog Viajando nos Livros: No início, que tipo de escritor/livro te influenciou? E agora?

Autor F. Rodrigues: Em verdade nenhum.

Blog Viajando nos Livros: Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?

Autor F. Rodrigues: Não tenho uma rotina, mas posso ressaltar que o dia só começa depois de tomar um café, e o mais rápido possível. E é sempre bom estar em comunhão com Deus. Oração, ou até mesmo uma simples conversa.

Blog Viajando nos Livros: Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?

Autor F.  Rodrigues: Não tenho um turno, embora à noite pareça ser mais inspirador. Sou refém da inspiração, e, ela não escolhe momento.Meu ritual para escrita é muito simples, costumo escrever ouvindo músicas. E elas vão se repetindo toda vez que vou escrever. É como se as mesmas músicas, sendo 5, ou até mesmo 30, me mantêm na trilha da inspiração da história. Sempre americanas e nunca as mesma músicas pra obras diferentes.E é indispensável também, o café com leite. 

Blog Viajando nos Livros: Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados?

Autor F. Rodrigues: Quando tenho inspiração, escrevo todos os dias. Escrever sem inspiração é o mesmo que beber água sem sede ou fazer amor sem vontade. Acaba deixando de ser prazeroso. E às vezes não adianta espremer a mente, nada sai.

Blog Viajando nos Livros: Você tem uma meta de escrita diária?

Autor F. Rodrigues: Ás vezes sim. Escrever 2 páginas ou 3. O máximo de páginas que escrevo chega a 6, sendo que são numa formatação de 42 linhas no word.

Blog Viajando nos Livros: Como é o seu processo de escrita?

Autor F. Rodrigues: É simplesmente impossível para mim escrever um livro na sequência correta. Do início ao fim. Escrevo de forma totalmente aleatória. Posso tá matando um personagem hoje e amanhã escrevendo uma cena onde ele conhece alguém no início da história, como se eu não soubesse que ele morre. Antes de começar uma história, já sei como ela termina. Escrevo as cenas separadamente e depois vou organizando-as, e o incrível é que tudo vai casando direitinho.

Blog Viajando nos Livros: Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar?

Autor F. Rodrigues: Depende. Após ter cenas e idéias suficientes, me torno refém da inspiração. Somente quando ela chega, os dedos dealisam sobre o teclado e o livro vai ganhando vida. Na verdade, costumo dizer que a história já existe, ela apenas é revelada a mim e a “copio”. Não tento interferir muito, as vezes nem tenho controle e sempre me acabo surpreendendo com cenas que nunca imaginaria acontecer.

Blog Viajando nos Livros: Como você se move da pesquisa para a escrita?

Autor F. Rodrigues: Em meus livros a pesquisa é imprescindível, principalmente quando se trata de drama. Busco sempre fatos que está na vida cotidiana ou casos que que pessoas não sabem e precisam conhecer. ‘O Sabor das Lágrimas’ por exemplo, aborda diversos temas como a guerra civil, escravidão humana, venda de orgãos, drama dos refugiados... Há pesquisa no início ao fim, porém de forma orgânica.

Blog Viajando nos Livros: Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos? 

Autor F. Rodrigues  Não tenho pressa quando escrevo, se a história não vir de forma orgânica, sei que não irar agradar os leitores. Foi 1 ano escrevendo ''O Sabor das Lágrimas’', e, meu segundo livro a ser concluído, 4 anos. Independente do tempo, preciso manter a calma.

Em relação às expectativas de agradar os leitores, tenho plena certeza de que irei quando estou escrevendo. Mas depois já não tenho mais a certeza.

Blog Viajando nos Livros: Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos?

Autor F. Rodrigues: Nesse livro por exemplo, o revisei talvez 8 vezes. Sofro de algum problema que ainda não sei qual, que me faz simplesmente deixar os erros passarem de forma automática. Às vezes posso ler 5 vezes de forma bem atenciosa um texto, depois vem alguém é aponta um erro bobo. Por exemplo 'ente' ao invés de 'entre'.

Blog Viajando nos Livros: Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?

Autor F. Rodrigues: Sempre mostro. Preciso ter a certeza de que estou no caminho certo, ou se não há um erro grave, uma “barriga”. Uma opinião sobre a história ou desfecho, ou alguma cena. A crítica, sendo ela positiva ou não, é muito importante nessa etapa.

Blog Viajando nos Livros: Como é sua relação com a tecnologia?

Autor F. Rodrigues: O que seria de mim sem ela... Tanto pra escrever, consultar palavras, pesquisas, divulgar...

Blog Viajando nos Livros: Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?

Autor F. Rodrigues: Antes escrevia à mão, antes de comprar o notebook, agora sempre no notebook.

Blog Viajando nos Livros: De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativo?

Autor F. Rodrigues; Elas são bem naturais, nem sei de onde vêm. Mas tenho o acervo de memórias de filmes na mente.

Blog Viajando nos Livros: O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos?

Autor F. Rodrigues: O vocabulário e a forma de escrever amadurece a cada obra.

Blog Viajando nos Livros: O que você diria a si mesmo se pudesse voltar aos seus primeiros escritos?

Autor F. Rodrigues: Acho que nada.

Blog Viajando nos Livros: Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou?

Autor F. Rodrigues: Há um bem difícil e acredito que só vai ficar na mente, que seria um livro narrado por 3 narradores que além de narrar a história, conversam entre si. Estou louco também pra voltar a escrever meu primeiro livro que é uma fantasia.

Blog Viajando nos Livros: Que livro você gostaria de ler e ele ainda não existe?

Autor F. Rodrigues: Bem, nunca parei pra pensar.

Recado do autor para seus leitores

Preciso do apoio de cada um, seja na compra de um exemplar, pois um autor que não vende não chega a lugar algum, quanto na divulgação ou palavras de incentivo. Sou grato a cada um! Leia ‘O Sabor das Lágrimas’, é o tipo de livro que tem muito a ensinar, mensagens a deixar e, perceberão que não o escrevi somente para mim ou para vocês, escrevi por uma nação que foi esmagada, por inocentes que precisam ser ajudados! 





Link de compra



https://editoraburiti.com.br/o-sabor-das-lagrimas/









Onde encontrar o autor:

Instagram – f.rodrigues_
Facebook – @F.RodrigueS01
Twitter - @FRodriguesfr
Correio Eletrônico – f.rodrigues.autor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Search