“Extraordinário” é um livro que conquistou diversos públicos e foi adaptado para o cinema ainda em 2017! Aproveite para ler o livro e conhecer essa história inteligente, sensível e leve que traz mensagens sutis e humanas, deixando uma verdadeira lição de vida sobre respeito e amor ao próximo. “Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo” August Pullman (Extraordinário)
Não julgue um menino pela cara
Não existe nome mais adequado para este livro: “Extraordinário”. De leitura dinâmica, prazerosa e envolvente, “Extraordinário” conta a história de August Pullman, o Auggie, uma criança que nasceu com uma séria síndrome genética que o deixou com deformidades faciais, fazendo com que ele passasse por diversas cirurgias e complicações médicas ao longo dos seus poucos anos de vida. Auggie foi educado em casa até os 10 anos, quando começou a frequentar o quinto ano em uma escola de verdade. Ser o aluno novo não é fácil, mas com um rosto tão diferente pode ser ainda mais difícil! Auggie vai ter que convencer seus colegas do colégio particular de Nova York que, apesar de sua aparência diferente, ele é um menino igual a todos os outros.
Ficha técnica
Editora: INTRINSECA
Edição: 1
Ano: 2013
Assunto: Infantil - Literatura
Idioma: PORTUGUÊS
País de Produção: BRASIL
Código de Barras: 9788580573015
ISBN: 8580573017
Encadernação: BROCHURA
Altura: 23,00 cm Largura: 16,00 cm Comprimento: 1,70 cm
Peso: 0,35 kg
Nº de Páginas: 320
Nota:★★★★★
Resenha feita:Beta Souza
Resenha
‘’O ponto de vista de uma criança que, ciente de sua estranheza e de seus deslocamento no mundo, cria um manifesto em favor da gentileza.’’
O livro Extraordinário é um livro
escrito pela autora R. J. Palácio ,da editora Intrínseca, tem 318 páginas. Ele
é narrado em terceira pessoa, e é dividido em 8 capitulos. A historia se inicia
com Augie narrando o porque ele não ia a escola, ele nasceu com uma deformidade
na face na qual ele teve que passar por várias cirurgias, e os pais por achar
que ele não iria se sentir bem indo a escola por causa desse problema e também
ele não se sentiria bem, só que com o passar dos anos a mãe acha melhor por ele
na escola pois ela não tinha como ensinar e ele precisava aprender outras
coisas.
Em cada parte tem um personagem narrando um pouco de sua historia e chegou a vez da irmã dele no caso apelidada de ‘’Via’’, por incrível que pareça não entendi ate agora porque desse apelido, mas tudo bem, no inicio achei a irmã do Augie legal, mas quando ela chegou à adolescência rolou algo que me fez odiar ela, será que vocês imaginam?, Isso mesmo gente ela começou a ter certa vergonha do irmão ela estava estudando em uma escola onde a maioria dos alunos não conheciam Augie é certo sua melhor amiga então essa ‘’VIA’’ ganhou um zero de mim ,foi uma personagem que não esperava tal atitude.
Na parte três tem a Summer que narra um pouco sobre eles na escola ela via como todos na escola tratavam Augie e mesmo assim se tornou parceira dele apesar do jeito estranho dele na hora de comer, mesmo assim não se afastou então foi maravilhoso nesse capitulo fiquei feliz por ver um personagem quebrando as barreiras e se tornando amiga de um garoto que tem uma deformidade no rosto.
Vamos falar de Jack, ele esta no capitulo quatro Jack de inicio achei um garoto legal igual a Summer ,porém durante a narrativa dele ele cometeu um erro que muitos cometem digamos que por influencia dos outros ele acabou sendo falso com Augie, porém eu pensando que ele iria ser meu segundo personagem malvado ele me mostrou que pedir desculpas não faz mal apesar do erro ele se tornou meu xodó entre as personagens.
Justim, é o namorado de ‘’VIA’,’ a irmã de Augie, que falei logo acima ele já sabia como era o garoto mas se surpreendeu ao ve- lo na sua frente, talvez não imaginasse digamos que a gravidade da deformidade do rosto de Augie mas ele não demonstrou preconceito isso foi maravilhoso eu imaginei ele fosse se afasta da menina por causa disso muito pelo o contrario ele me passou confiança.
‘’Não julgue um menino pela cara.’’
Vamos falar de Jack ele esta no capitulo quatro Jack de inicio achei um garoto legal igual a Summer porém durante a narrativa dele ele cometeu um erro que muitos cometem digamos que por influencia dos outros ele acabou sendo falso com Augie porém eu pensando que ele iria ser meu segundo personagem malvado ele me mostrou que pedir desculpas não faz mal apesar do erro ele se tornou meu xodó entre as personagens.
Justim é o namorado de ‘’VIA’’ a irmã de Augie que falei logo acima ele já sabia como era o garoto mas se surpreendeu ao ver ló na sua frente talvez não imaginasse digamos que a gravidade da deformidade do rosto de Augie mas ele não demonstrou preconceito isso foi maravilhoso eu imaginei ele fosse se afasta da menina por causa disso muito pelo o contrario ele me passou confiança. Lembra que citei a amiga da irmã de Augie, então, ela se chama Miranda ela sempre gostou do menino pois desde criança brincava com ele então entre eles não rolou preconceito, e ela sim foi a melhor amiga dele ,sempre perguntava por ele apesar de não ser mas amiga da ‘’VIA’’ ,então ela também ganhou minha confiança e nos ensina que da sim para ser amigo de pessoas com síndrome genética, deficientes pois não é contagioso.
Agora vamos falar de um personagem chamado Julian Jesus , esse menino é um tipo de garoto baixo astral, preconceituoso, eu odiei esse personagem, pois durante toda narrativa ele nunca se mostrou amigo do garoto ficava espalhando mentiras ficava apelidando ele merecia realmente o que Jack fez ,quem leu o livro sabe o que ele fez, e quem não leu corram para ler.
Bem, falei um pouco dos personagens, claro que faltou outros mas se eu fosse detalhar tudo o que penso essa resenha chegaria a ser um livro né!. Porém falo que a irmã de Augie não gostei dela, Julian é preconceituoso maldoso ,então foram dois personagens que sinceramente preferia não ter visto no livro , já os outros foram essências e muitos amigos mesmo isso foi show.
Narração dessa obra eu chorei, pois tem uma parte emocionante na qual conseguiu me abalar como se eu tivesse junto com Augie vivendo cada momento que ele estava vivendo. E eu sentia os momentos de inseguraça, de angustia dele, realmente esse livro é muito lindo e não tem como vocês não se envolverem com a historia. Em cada capitulo tive emoções diferentes, mas nos deixa uma grande lição.
A diagramação do livro é bem linda, cheia de lições de vida, o livro contém capítulos que nos inspiram e nos ajudam a crer que nós deficientes não somos diferentes dos outros ,que nascemos para surpreender quem quer que seja, falo nós deficientes, porque sou deficiente também, porém minha deficiência é diferente de Augie , mas enfrento muitos obstáculos.
Para separar os capítulos, eles colocaram desenhos de cada um dos personagens com uma linda mensagem, achei super legal durante a narração eles citam músicas e o filmes STAR WARS, no qual o personagem principal é fã, a folha de guarda tem vários rostinhos,tanto no inicio quanto no fim do livro, as fontes são grandes sempre falo isso pois tenho problema de visão , demorei dois anos para ler esse livro me arrependo ,mas eu li e amei, e dou cinco estrelas com gosto.
Link de compra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário